quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Black Swan - O Cisne Negro

Este blog foi criado com o principal intuito de demonstrar os meus conhecimentos e opiniões acerca de uma das minhas paixões… o cinema! Aqui poderão encontrar opiniões minhas sobre filmes de géneros variados e poderão também demonstrar as vossas! O objectivo do blogue não é impor as minhas opiniões, mas sim partilhá-las com várias pessoas que concordam, ou não, com as mesmas.
Como estamos na época dos maiores prémios cinematográficos, os Óscares, irei começar por falar dos 10 filmes nomeados na categoria de Melhor Filme!




O Cisne Negro








Título Original: Black Swan (2010)
Género: Thriller
Realizador: Darren Aronofsky
Interpretação: Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis
País: Estados Unidos da América











Sinopse: Nina é a bailarina principal do New York City Ballet e vê-se enredada numa teia de intriga competitiva com uma bailarina acabada de chegar à Companhia. Uma viagem excitante e por vezes aterradora através da psique de uma jovem bailarina cujo papel de Rainha dos Cisnes resulta num desempenho para o qual ela se torna assustadoramente perfeita.




Natalie Portman é, sem dúvida, a favorita ao Óscar de Melhor Actriz. A sua prestação neste filme está espectacular, talvez a seja a sua melhor performance! É uma grande actriz e, se não é merecedora do Óscar com este papel, não sei com qual será! Não imagino sequer alguém a fazê-lo com tanta garra e intensidade como ela.
A sua personagem, Nina, vê-se numa situação de busca do seu interior para conseguir interpretar o papel principal do bailado “O Lago dos Cisnes”. A perfeição que coloca na sua dança é a indicada para o papel do Cisne Branco. Mas para interpretar o Cisne Negro terá de se soltar. O medo e a insegurança vão invadi-la por completo, pois ela estará sempre com receio de ser substituída. A forma como a sua personagem se vai transformando no Cisne Negro é completamente sublime! As mudanças de comportamento, de aparência, da forma como dança…
As interpretações de Vincent Cassel e Mila Kunis ainda tornam a de Natalie melhor. A química entre os actores é espectacular e faz com que o seu trabalho conjunto tenha um resultado ainda melhor.
A complexidade imposta no filme assenta-lhe perfeitamente. A sequência dos acontecimentos e a forma como estes surgem é maravilhosa.
A pressão psicológica retratada demonstra claramente ao que estão sujeitos os artistas para conseguirem os papéis das suas vidas. A psicologia que envolve todos os personagens está muito bem conseguida. A forma como o director quer que Nina consiga o papel, mas ao mesmo tempo parece não se importar. E o modo como ele tenta fazer com que ela se solte…
É um filme muito bem conseguido e gostei bastante do seu conteúdo. O realizador soube retratar perfeitamente tudo o que envolve a produção de um grande espectáculo de bailado, com o seu glamour e o mais obscuro dos bastidores.
O desenvolvimento da personagem principal ao longo da trama é mesmo o melhor do filme. As emoções, as angústias, as mudanças… A mudança de uma pessoa tímida e perfeccionista para uma pessoa irreverente e que passa por cima de todos para conseguir protagonizar a perfeita Rainha dos Cisnes.
Na minha opinião, é um dos melhores filmes nomeados para a categoria. Se bem que acho que 10 filmes nomeados sejam demais. Só pode ganhar um. Não percebo o porquê de nomearem dez. Percebo que as nomeações sejam uma forma de conhecimento, mas nem todos os filmes merecem ser nomeados, mesmo que seja para completar a lista!
Nomeado para Melhor Filme, Melhor Actriz, Melhor Realizador, Melhor Fotografia e Melhor Montagem é, sem dúvida, um filme a ter em consideração. O reconhecimento merecido de um trabalho espectacular.

4 comentários:

  1. Realmente, já ouvi boas criticas a este filme, imensas pessoas já me recomendaram a ir ver.
    já sabes a minha opinião sobre algumas galas, mas cedo-te a minha mãe à palmatoria dizendo que os oscares são pertinentes :)

    ResponderEliminar
  2. Boa crítica. ainda nao vi o filme mas terei de o ver. Toda a gente diz que o mesmo está muito bom e tem recebido opiniões bastante favoraveis.

    Também não concordo com a colocação de 10 longa-metragens na categoria de Melhor Filme. Não só porque são filmes a mais mas também porque com a colocação de 5 filmes poderiamos saber, pelo menos, quais teriam sido os melhores dos melhores. Assim a lista fica demasiado extensa, sem dúvida.

    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Vi este filme esta semana e achei esquisito, não percebi bem se o terror vinha do interior de Nina ou se era do ambiente em volta dela. No entanto achei a prestação de Natalie Portman bastante notória, merecedora do Óscar!

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Gostei bastante de ver o Cisne Negro, admiro particularmente o tom negro que é colocado em todas as cenas. Retrata muito bem a sociedade contemporânea, onde a sucessiva competição aparece em cada esquina.
    O realizador fez um óptimo trabalho, tal como a carismática performance da Natalie Portman que foi impecável (o Óscar é totalmente merecido). É certo que o filme passou um pouco ao lado da noite de Los Angeles, mas era pouco provável fazer mais do que conseguiu.

    Boa escolha para estrear o blogue.

    Beijos,
    Miguel

    ResponderEliminar