domingo, 20 de fevereiro de 2011

The Social Network - A Rede Social





Título Original: The Social Network
Género: Drama
Realização: David Fincher
Interpretação: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, JustinTimberlake, Rashida Jones
País: Estados Unidos da América











Sinopse: Durante uma noite de 2003, o génio da programação e aluno de Harvard, Mark Zuckerberg, começa a trabalhar no seu computador numa nova ideia. Aquilo que inicialmente era apenas uma mistura de programação e blogging, cedo se tornou numa rede à escala mundial, que revolucionou a forma de comunicar. Seis anos e 500 milhões de amigos depois, Mark Zuckerberg é o mais novo bilionário da História... mas o sucesso irá trazer-lhe problemas pessoais e legais.




 
 
 
 
Com mais de 500 milhões de utilizadores, o Facebook tornou-se, nos últimos anos, na rede social mais procurada a nível mundial. A inovação que esta rede social apresentou, agradou a todos, desde empresas a individuais. É uma forma de publicitar empresas e até de seguir o que os nossos ídolos andam a fazer!
Eu, como quase toda a gente, tenho uma conta no facebook. Acho que é uma rede social bastante acessível e fácil de compreender e onde podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo... Desde seguir os nossos amigos, jogar, conversar...
Posto isto, acho completamente normal que façam um filme sobre o seu criador. Ainda por cima quando este se tornou no bilionário mais novo da História!
Tudo começou quando um jovem estudante de Harvard decidiu criar o "FaceMash", site onde os estudantes masculinos decidiriam qual das duas estudantes apresentadas era mais atraente. A adesão é de tal forma grande que os servidores de Harvard vão abaixo e este é suspenso durante seis meses.
A popularidade do site fez com que dois irmãos entrassem em contacto com Mark para colaborar na criação de uma espécie de rede social para Harvard, a "Harvard Connection".
Mais tarde, Mark fala com o seu amigo Eduardo sobre a sua ideia de criar uma rede social exclusiva para os alunos da universidade, chamada "Thefacebook". Eduardo concorda em ajudar Mark e dá-lhe US $1.000 para construir o site. Rapidamente, o site atinge o sucesso, mas os irmãos vão descobrir que a sua ideia foi roubada e querem processar Mark...
A trama desenvolve-se entre o que aconteceu no passado e o que acontece no presente. Acho que essa combinação está muito bem feita, para que possamos perceber os pontos fulcrais da história.
O filme está bem feito, para algo verídico. Acho que a história do homem que revolucionou o mundo das redes sociais não poderia ser contada da melhor forma. É um bom filme, mas não espectacular. O realizador também não tinha muito espaço de manobra, visto que é uma película que retrata factos. Se adicionassem factos ou alterassem os existentes, o filme deixaria de ter a sua essência... A essência de ser um "documentário" sobre Mark Zuckerberg. Documentário entre aspas, pois não atribuíram esse género ao filme. Mas seria o que eu lhe atribuíria.
Por ser um assunto tão actual, o filme teve uma adesão brutal. As críticas ao mesmo são excelentes e a comprová-lo estão as suas muitas nomeações para prémios, principalmente para os Óscares.
Sinceramente, eu não acho que seja um filme merecedor de ganhar. Porque é um bom filme, mas não grande. Não é excelente. Não é "o filme da nossa vida"! Acredito que David Fincher tenha feito um excelente trabalho e os actores e a equipa. Mas não me seduziu.
Quanto à nomeação de Jesse Eisenberg para melhor actor... A sua prestação deixa um pouco a desejar! Claro que não digo que é má. Porque não é, de todo! Mas para um Óscar, não é uma prestação marcante! Não cativa e apega o público à sua personagem durante toda a trama...
De qualquer forma, cada um tem direito à sua opinião e, para a crítica aclamar o filme e para a Academia o ter nomeado, é porque devem ver algo que eu não vejo!
Mesmo assim, continua sem me convencer.
Nomeado para Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Banda Sonora e Melhor Mistura de Som, será um dos grandes concorrentes ao Óscar de Melhor Filme 2011!
Não é o meu preferido ao prémio mas, na minha opinião, vai levar o Óscar para casa!
 

3 comentários:

  1. Olá,

    Gostei deste filme, condiz com aquilo que prometeu (a história do Facebook), portanto julgo que é o mais forte candidato para ganhar os Óscares, devido a todo o aparato mediático que dispôs esta película. Por outro lado, penso, tal como tu, que este é um que filme deveria ser do género documentário.
    No entanto, existe alguns pontos que discordo do teu texto. Este é um filme que pode ser muito bem classificado como “o filme da nossa vida”, visto que esta película fala sobre algo que grande parte das pessoas está ligada. Existe proximidade… E essa mesma proximidade leva a cumplicidade. Nesse sentido, acredito que este é um filme que, facilmente, se torna no filme da nossa vida, até porque parte da nossa vida (muito ou pouca) é passada nesta plataforma.
    Não concordo também quando falas que a prestação de Jesse Eisenberg não convenceu. A personagem dele tinha como objectivo ser desinteressante e alheado do (verdadeiro) mundo. Aí o actor fez um enorme papel, portanto merece a nomeação. Com as claras ressalvas de um actor que ainda não tinha mostrado nada até agora, julgo que agora com vários trabalhos cinematográficos não mão Eisenberg pode provar se é realmente um bom actor.

    Beijos. Adoro-te.

    P.s. Devias era estar no Sapo…

    ResponderEliminar
  2. Bom post.

    O filme aproveita o facto das redes sociais serem um assunto cada vez mais em voga para obter uma certa preponderancia no panorama cinematrográfico actual. Ainda nao vi o movie mas planeio faze-lo.

    O texto está muito bem escrito =)

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ola! =)

    Infelizmente ainda não vi o filme, mas tenciono faze-lo, claro! Nem q não seja porque não se fala noutra coisa x) assim, não posso comentar se esta bom se não :p

    Ainda assim o filme foi feito em boa hora porque, tal como disseste, as redes sociais agora estão na moda; e compreende se porquê!Eu já não passo sem o FB!

    Gostei do post, está muito porreiro!

    beijinhos! ^^

    ResponderEliminar